Tutoriais

Nesta página espero poder inserir pequenos tutoriais sobre trabalhos realizados e que possam auxiliar outros amigos em suas "experiências" no ferromodelismo.



Pintura do Vagão TPS da Cimento Holcim


Apesar de não ser expert em pinturas e detalhamentos quero deixar aqui minha contribuição com um pequeno tutorial de como fazer a pintura dos vagões TPS de cimento da HOLCIM. Também peço desculpas de antemão pela qualidade das fotos aqui apresentadas.

Acredito que muitos ferromodelistas, assim como eu, iniciaram no hobby e descobriram vagões e locomotivas que lhes despetaram interesse, contudo perceberam que seria preciso fazer a pintura dos mesmos.

Lembro-me de ter escolhido os vagões da HOLCIM para iniciar meus trabalhos com pintura por serem bonitos, mas também por serem brancos, o que facilitaria a pintura pois não teria que fazer faixas.
Bem, a primeira dica é adquirir vagões sem pintura, assim evitamos o trabalho de retirar a pintura original dos vagões. Se não encontrá-los pode comprar com pintura mesmo, mas será preciso utilizar uma das váriaz técnicas para retirar a pintura. Eu tenho utilizado o Álcool Isopropílico. Deixo a carcaça do vagão imerso no álcool Isopropílico por dois dias e depois retiro a tinta que resta com uma escova de dentes.  
Neste trabalho utilizei vagões Frateschi cod 2021 sem pintura, alguns são encontrados com o estrado preto e outros vem com o estrado na mesma cor da carcaça.

Desmontando o vagão

Inicie a desmontagem do vagão retirando os trucks com o auxílio de uma pinça ou outro objeto que possa evitar danos. Também será preciso retirar o passadiço do teto e as escadas, bem como o sistema de encanamento que fica embaixo do estrado.












As escadas são bastante delicadas e sua retirada deve ser cautelosa para evitar que se quebrem os pinos de encaixe, contudo caso algum deles se danifique é possível colá-los no momento da montagem do vagão após a pintura.

Corrigindo o passadiço do teto
Os vagões da HOLCIM não tem o passadiço do teto que vai de uma ponta à outra, então será preciso cortar o passadiço e posteriormente tampar os buracos do teto onde seriam encaixados os quatro pinos centrais do passadiço.


















Para fechar os furos do teto do vagão utilizei massa plástica, colocando uma fita crepe sobre os furos por fora e passando a massa na parte interior para ajudar a manter a superfície externa mais nivelada e sem excesso de massa.












Após a secagem retirei a fita crepe e corrigi a superfície usando um pedaço de lixa 600 levemente umidecida.


Preparação para a pintura
O vagão de Cimento da HOLCIM possui o piso do estrado na cor branca e as laterais e parte inferior na cor preta. Assim é preciso pintar de preto o estrado dos vagões caso tenha comprado um vagão cujo estrado seja de outra cor. Neste modelo o estrado já era preto.
Em ambos os casos será necessário proteger a parte preta para pintar a parte superior de branco.
Utilizei pedaços de fita crepe para isso.

Pintando o Vagão


A preparação da tinta segue os padrões de costume, 
gosto de usar tintas à base Poliester diluindo em thinner de limpeza, mais fraco. Também tenho o costume de passar parte da tinta da lata para um frasco de vidro de dimensões menores e de fácil manuseio.

Iniciei a pintura do estrado com aplicações suaves para dar um fundo pois o branco demora a cobrir o preto e se tentar cobrir de imediato pode ocorrer excesso de tinta e prejudicar o efeito final.



















Uma boa dica para a pintura também é fixar a carcaça em um objeto, pode ser uma garrafa ou pote pequeno, facilitando assim a movimentação da carcaça em várias direções e evitando deixar a sua mão toda pintada. Neste caso usei a velha técnica "vai assim mesmo", desenvolvida durante anos em trabalhos baseados na lei suprema da preguiça e do menor esforço... rsrsrsrs
















Depois de pintadas a carcaça e o estrado é preciso retirar a 
fita que serviu de máscara do estrado e aplicar uma demão de verniz para poder aplicar os decalques.












Aplicando os decalques
Para estes vagões encontramos no mercado decalques de dois fabricantes diferentes. Como de costume utilizei os Decalques do Carlão, folha DC009 - pintura antiga, e DC068 - pintura nova. Ambas cartelas vem acondicionadas em um plástico protetor e dentro de envelopes, nos quais ainda vem uma folha com o esquema de colocação dos decalques, e permitem a confecção de mais de uma vagão. Seguindo orientações, além de aplicar uma camada de verniz sobre a pintura antes dos decalques, também foi utilizado o Solvaset durante a aplicação dos decalques. A solução do Solvaset auxilia a aplicação dos decalques.
O resultado final é bastante satisfatório,

Vagão Holcim pintura antiga










  








  


































Vagão Holcim pintura nova





















Note que no vagão com a pintura nova foi feito um leve envelhecimento
Espero que tenham gostado.

Você poderá ver outros trabalhos passo-a-passo acessando este link:
http://ferromodelismo.maisforum.com/forum