sexta-feira, 31 de maio de 2013

EMD SD38M RFFSA / MRS Logística



A RFFSA adquiriu 45 unidades novas da SD38, sendo denominadas de SD38M por terem como característica o corpo das SD35 e mecânica de SD38. Esta alteração foi motivada por características de gabarito das linhas da Central.

As EMD SD38, fabricadas entre julho de 1966 e outubro de 1971 pela Electro-Motive Diesel (EMD), divisão de locomotivas da General Motors, são locomotivas de seis eixos (C-C).

A SD38 foi a primeira locomotiva da EMD a ser equipada com o motor da série EMD 645 ao invés do EMD 567. Este motor de 16 cilindros em V de 2 tempos como é tradição nas GMs contava com dois compressores mecânicos tipo Roots (um para cada banco de cilindros) para a geração de 2000 hp de tração.

Este modelo da Atlas/Kato foi pintada nas cores da RFFSA baseado em imagens da SD38 após a privatização, já em operação pela MRS logística.


















locomotiva English Electric da RFFSA / E.F. Santos à Jundiaí


Conhecida por English Elétrica, a EE' locomotiva elétrica foi produzida pela English Electric (EE) para a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ) em 1949, durante o processo de eletrificação das linhas da EFSJ. Quinze locomotivas foram encomendas, tendo entrado em operação em 1949/50. A 16º locomotiva foi montada com peças sobressalentes apenas em 1955.

"English Electric (EE) foi um fabricante industrial britânico. Fundada em 1918, ele inicialmente era especializado em motores elétricos e transformadores. Suas atividades se expandiram para incluir equipamentos e locomotivas de tração ferroviária, turbinas a vapor, electrônica de consumo, mísseis guiados, aviões e computadores."

fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/English_Electric

A companhia britânica São Paulo Railway Company era responsável pela operação ferroviária entre o litoral paulista e a cidade de Jundiaí-SP.
Em 1946 a São Paulo Railway foi encampada pelo governo brasileiro ao final da concessão dada aos ingleses para explorar a rota. No ano de 1948 o nome da companhia foi alterado para Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. Em 1957 ocorreu a incorporação da EFSJ para a Rede Ferroviária federal - RFFSA, sendo uma das 18 ferrovias que formaram a RFFSA.


A partir de duas carcaças da FA-1 da Frateschi, um ferromodelista de São Paulo fez a sua "English Eletric"
e a enviou para que eu a pintasse. esse trabalho foi realizada no início de 2012.








domingo, 12 de maio de 2013

Vagões TPS da Cimento Holcim


A Holcim atua no Brasil desde 1951 no mercado da construção civil oferecendo atualmente um portfólio de 11 tipos de cimento. É comum entre os ferromodelistas o desejo de ter em sua maquete alguns vagões de transporte de cimento, entre os os quais destacam-se os vagões da Holcim.





Mais uma vez sob encomenda, são entregues mais dois exemplares dos vagões Holcim.








EMD FP45 "Cowl Unit" Milwaukee Road



A EMD FP45 é uma locomotiva diesel-elétrica tipo "Cowl Unit" equipada com motor EMD 645E3 20-cilindros, capaz de gerar 3.600Hp de potência.
Quando utilizadas em trens de passageiros, permitiam o acesso ao compartimento do motor mesmo em movimento, em função de ser do tipo "Cowl Unit", sem os corredores laterais atrás da cabine, além de permitir o desenvolvimento de maior velocidade gerada pela aerodinâmica desse tipo de locomotiva.  



As FP45 atingiam 65 mph,e depois do fim da Milwaukee Road foram adquiridas pela Santa Fé.










Veja mais sobre o trabalho de pintura da EMD FP45 "Cowl Unit" Milwaukee Road acessando o link:

sexta-feira, 3 de maio de 2013

RDC Budd Expresso da Mantiqueira -"Litorina"





As "Litorinas" Budd RDC (Rail Diesel Car) foram desenvolvidas com dois motores diesel que movimentavam um truck cada, através de transmissão hidráulica.

Um vantagem dos RDC era poderem trafegar sozinhos ou em conjunto, formando trens maiores. Dessa forma, várias ferrovias Norte-Americanas e Canadenses adquiriam os RDC empregando-os para trens de longa distância ou para subúrbio.

No Brasil tivemos também algumas unidades dos RDC em ferrovias diversas. A EFCB - Estrada de Ferro central do Brasil, teve os modelos RDC-1, RDC-2 e RDC-3.

Com a criação da Rede Ferroviária federal S/A, RFFSA, os RDC Budd continuaram circulando por um tempo, e durante o governo de Itamar Franco, os RDC do Expresso da Mantiqueira receberam nova pintura, revitalizada.

O presidente da república, Itamar Franco, embarcou no RDC Budd da RFFSA do Expresso da Mantiqueira na estação Juiz de Fora rumo à estação de Nova Era para realizar a inauguração do Colégio Militar.






Entre os ferromodelistas os RDC Budd gozam de boa reputação e não são poucos os que possuem ao menos um modelo em 'ho' em sua frota de material rodante.

Neste trabalho utilizaremos um modelo da Athearn em escala "ho", originalmente decorado como "Baltimore and Ohio".

Esta é uma encomenda do amigo Ednardo Mendes, mais um ferromodelista apaixonado pelos RDC Budd da RFFSA










Veja mais sobre esse trabalho em um passo-a-passo no fórum:
ferromodelismo.maisforum.com