quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RSD-12 #7154-7 RFFSA - fase I - "Jumbão"


Uma das mais belas locomotivas que já rodaram pelas nossas ferrovias!




As RSD-12 chegaram ao Brasil pintadas nas cores da RFFSA-Central, e numeradas de 3501 a 3510, sendo lotadas no Horto Florestal em Belo Horizonte. Na época eram consideradas locomotivas de grande respeito pela potência de 1800hp do motor ALCO 251-B, sendo utilizadas no transporte dos produtos da CSN.



A história de sua vinda para o Brasil é interessante, pois foram adquiridas pela própria CSN, mas tiveram o direito de operação cedido à RFFSA, que na mesma época recebera as locomotivas SD18 de 1800hp. Posteriormente foram repassadas pela CSN para a RFFSA em troca do transporte dos protos da siderúrgica.
Seu gabarito lhe permitia passar pelos estreitos túneis da extinta Central do Brasil, e por esse motivo ganharam status no cenário ferroviário nacional, recebendo o carinhoso apelido de "Jumbão".

As RSD-12 da Rede  vieram do Canadá, e foram fabricadas com uma configuração específica. Nossas RSD-12 diferem das RSD-12 Norte-Americanas, visto que as da RFFSA são descendentes das RS-32, enquanto as "gringas" derivam da RSD-4/5.



Para representá-la em escala "ho" utilizaremos uma RS-32 da Atlas-Traiman, substituindo os trucks "B" originais por um par de trucks "C".


















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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

C44-EMi MRS #3925-2 MRS (Dash 8-40cw) Bachmann Spectrum




As C44-EMi são locomotivas diesel-elétricas fabricadas pela GE a partir de 2006. A MRS Logística S.A. possui mais de 50 locomotivas desse modelo em sua forta, destacadas basicamente para o transporte de minério.
O projeto das C44-EMi assemelha-se ao das Dash 9 (C44-9WM), utilizadas na extinta Ferronorte e transferidas para a EFC - Estrada de Ferro Carajás, além de grande parte das operadores ferroviárias da América do Norte.

A MRS alugou algumas Dash 9 da Ferronorte, que foram destacadas para a tração de pesados trens de minério, e como os resultados foram satisfatórios decidiu pela aquisição de um lote de 40 locomotivas C38-EMi (3300HP) da GE. Após algum tempo essas locomotivas foram repotencializadas, através de alterações no software de gerenciamento de injeção de combustível, passando a operar com 4400HP e rebatizadas como C44-EMi. Outras 15 locomotivas adquiridas posteriormente já chegaram ao Brasil como C44-EMi.

Para a estas locomotivas foi destinado um range de numeração entre 3941 e 3955.

Aqui apresento um modelo em escala HO produzido pela Bachmann Spectrum, uma Dash 8-40cw, customizada com o padrão de pintura da MRS e numerada como 3925-2, uma encomenda do amigo José Vanderlei, de Minas Gerais, que trabalha nas oficinas da MRS Logística.














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