domingo, 25 de outubro de 2009

SD40-3MP # 5304-2 da MRS






Esta locomotiva MRS originalmente era uma SD45 da Southern Pacific.




A pintura original foi retirada e a locomotiva preperada para se tornar uma SD40-3MP da MRS









Esta foi a primeira locomotiva que pintei, e sendo esta uma pintura que necessita a utilização de "máscaras" em função da existência de duas cores, o resultado foi muito bom.










Vagões FHS bege (creme) da MRS



Estes vagões foram pintados de bege, ou creme, e sua pintura estava original, limpa, e resolvi colocá-los à venda no Mercado Livre.


















Os vagões ficaram anunciados por um período e apesar de receberem muitas visitadas não foram vendidos.





Depois decidi fazer uma "sujeira" nos vagões pra ver como ficava.


Gostei do resultado e recadastrei os vagões para venda, no dia seguinta um já havia sido vendido.



Depois disso acabei negociando outros 3 vagões com um amigo.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ferromodelismo na ANPF

A ANPF - Associação Nacional de Preservação Ferroviária - dedica-se a um projeto que objetiva desenvolver o Turismo Ferroviário no trecho entre Mogi das Cruzes e Jacareí que era operado pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB.


A idéia principal é manter em operação um Trem Turístico entre César de Souza (Mogi das Cruzes), Sabaúna, Luís Carlos, Guararema e São Silvestre (Jacareí), podendo extender-se posteriormente até o bairro do Campo Grande em Jacareí. O trecho inicial tem 46 quilômetros de extensão.


Recentemente fui convidado a fazer parte da ANPF, cabendo a mim cuidar de um departamento responsável pela divulgação e preservação histórica através do Ferromodelismo.
Visite http://www.anpf.com.br/ e conheça o trabalho da ANPF.

sábado, 3 de outubro de 2009

Vagão FHS bege da MRS


Os primeiros vagões que decidi pintar eram os FHS bege da MRS, porém necessitaria de algumas ferramentas para retirar as portas originais e fazer outras em estireno, seguindo uma dica no site do Calloni - http://www.callonimodels.com/ .
Comprei folhas de decalque para fazê-los, contudo a falta de metrial e ferramentas fez com que eu adiasse o projeto. Certa ocasião estava na estação da Luz e pude filmar uma composição puxada por 3 U20c da MRS. Entre os vagões estava o FHS bege da MRS com as portas originais, exatamente como são os vagões da Frateschi.

Superada a dificuldade inicial, motivada pelo receio de tentar alterar as portas e estragar os vagões, pude então comprar os decalques adequados para estes vagões e preparar a tinta para customizá-los.

Mais uma vez, apesar de ter feito os vagões para mim, acabei decidindo anunciá-los no Mercado Livre. As primeiras fotos, com papelão ao fundo, não deram um bom visual, então editei as fotos em um software e inseri um fundo mais bonito.


Quase sem querer...


...foi como comecei pintar vagões para vender.


Eu não gostava dos vagões de transporte de cimento, provavelmente por não haver prestado atenção neles, e principalmente por não ter ainda visto nenhum vagão TPS com o logotipo da MRS, afinal é a ferrovia que escolhi para modelar. Após ver fotos do vagão TPS da Holcim, decidi pintar alguns vagões para mim, comprei 5 vagões sem pintura e retirei a pintura da Ciminas de um vagão que já tinha e então coloquei a mão na "massa".
A primeira pintura feita por mim teve um resultado visual tão bom que coloquei as fotos dos meus vagões no site do Cartel Caipira para mostrar aos amigos que havia conseguido pintar os vagões e colher a opinião deles sobre o resultado.
O retorno não poderia ter sido melhor, recebi vários elogios, alguns bondosos demais acredito eu, entretanto maior foi minha surpresa quando um amigo de Bebedouro perguntou se eu não venderia alguns daqueles vagões, respondi a ele que venderia e passei o valor. Ele comprou dois vagões para ele, e demorei um pouco para enviar pois precisava ainda comprar o verniz fosco para dar o acabamento.


Com o dinheiro da venda, comprei mais vagões para pintá-los e repô-los na "minha" frota, mas depois disso vendi outros 4 vagões para um outro ferromodelista, e com isso novamente comprei mais vagões e teve início o processo de venda de vagões pelo Mercado Livre ou através de contato por e-mail.







quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Meu Primeiro Vagão

Bem, assim como a maioria de nós ferromodelista, a lembrança da alegria de comprar o primeiro Vagão é bastante agradável. Meu irmão havia comprado uma locomotiva pelo Mercado Livre, foi no dia 22/12/2008, ele estava ancioso para pegar a locomotiva, mas iria trabalhar e não poderia ir até São Paulo para buscá-la, e não queria esperar a mesma chegar por Correio, então me pediu para ir buscá-la. Aceitei a missão, e aproveitei para ir até uma loja bastante tradiocional em ferromodelismo, a qual eu conhecia a muito tempo, onde comprava peças para meus carros de autorama, meu antigo hobby. A loja a qual me refiro é a Alfredo Lupatelli, http://www.trenseletricos.com.br/loja.asp, e lá chegando fiquei em estado de êxtase diante das prateleiras repletas de locomotivas e vagões. Acho que deveria estar parecendo uma criança parada em frente a vitrine onde estão os brinquedos que começa a "sonhar" imaginando-se" brincando com todos eles.


Depois de olhar várias vezes pra quase tudo e fazer várias perguntas, não resisti e comprei um vagão FHS MRS da Frateschi. Voltei para minha casa, em Mogi das Cruzes com duas caixas, em uma delas havia uma locomotiva B23 Santa Fé da Atlas, fantástica é verdade, mas na outra havia algo muito mais valioso...
"Meu Primeiro Vagão".

Locomotiva GE Dash 8-40cw - Atlas c/ DCC + Som



Esta é uma locomotiva GE Dash 8-40cw da Santa Fé, é uma das locomotivas da frota do meu irmão, Alexandre. No dia em que fizemos esta foto ele a trouxe em minha casa para mostrar-nos como era o funcionamento do sistema de controle DCC. A Locomotiva é da Atlas, fabricante conceituadíssimo, e a máquina é rica em detalhes. O DCC com som faz com que ela se torne um objeto de desejo para qualquer um, principalmente para àqueles que estão iniciando no hobby.